segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Trânsito


_ Desce todo mundo! O ônibus estragou!
.
Hoje, depois de muitos dias sem andar de ônibus, e também depois de muitos dias de promessas de que diminuiria minhas saídas de carro, eis que resolvo sair de casa mais cedo e dar um voto de confiança para o transporte público. Além de ser naturalmente mais caro, usar o carro para ir todos os dias para a faculdade estava me deixando com a consciência um pouco pesada. Sabe como é: queima de combustível, liberação de gás carbônico na atmosfera, efeito estufa, derretimento das geleiras, e assim por diante. E no fim das contas, eu sei bem que essa é uma falsa necessidade.
..
Pois bem... Lá fui eu feliz e contente saindo de casa meia hora antes do habitual para chegar no horário. Logo que saí de casa coloquei o mp3 para tocar aquela música de sempre, de quase todos os dias e que traduz bem essa minha mania de ouvir a mesma música até enjoar: "ouço a mesma coisa, o tempo inteiro em janeiro em dezembro, uhu". Durou pouco. Duas frases e se foi a pilha. Tudo bem, eu compraria pilhas novas assim que chegasse ao terminal.
..
Quando o alimentador chega no terminal, já está lá o ligeirinho a minha espera (tudo bem, não estava só a minha espera e sairia de lá assim que eu me movesse em sua direção). E aqui, faz-se necessária uma pausa, para explicações de caráter meramente cultural:
..
O transporte público em Curitiba:
..
A cidade de Curitiba é conhecida em todo país pela qualidade de seu transporte público (na verdade, não é o transporte público em si que chama a atenção, mas as estações tubo que são bem bonitinhas). Tanto que, quando mudei-me para a cidade, recebi um bilhetinho de um amigo, com aquelas coisas todas de "tudo de bom pra você", "boa sorte" e entre elas, estava lá no cantinho da página um "e ande bastante de ônibus por lá que é bem legal".
.
Divagações e piadinhas à parte, cada tipo de ônibus dos que circulam em Curtiba tem uma cor e um nome diferente. Os alimentadores são de cor laranja e fazem o transporte das vias locais aos terminais e os ligeirinhos, por sua vez, são prateador e param apenas em terminais e em poucas estações tubo. Têm esse nome justamente por fazerem o trajeto de forma mais rápida, o que é possível pelas paradas mais espaçadas ao longo do caminho e também pelo comportamento de seus motoristas no trânsito, que nunca param em sinais amarelos e se impõem pelo tamanho na disputa por espaço nas ruas. Li em algum lugar que esses ônibus são os maiores causadores de acidentes no trânsito na cidade (e sim, eu os detesto). Há ainda outros tipos de ônibus, mas para este texto, a explicação sobre esses dois basta.
.
Voltando ao terminal:
.
Realizar as duas tarefas (comprar as pilhas e pegar o ônibus) não seria possível. O momento pedia uma decisão, e rápido. Pilhas, ônibus, ônibus, pilhas. Pronto, ônibus. E lá fui eu correndo para pegar o ligeirinho. Entrei. Ônibus lotado. Olhei em volta, vi uma moça de cabelos castanhos longos, com as pontas encarocoladas e lindos olhos verdes. Pensei comigo: pelo menos, de paisagem estou bem.
.
Começa o percurso e eu me sentia verdadeiramente feliz por estar ajudando o planeta. Não tinha culpa nem pelas pilhas, afinal, eu não as comprei. E tinha a intensão sincera de parar de usar pilhas descartáveis, como essas de terminal. Assim que possível, eu compraria um carregador de pilhas e começaria uma nova fase na minha vida. Até podia sentir o ar mais puro, que maravilha! O próximo passo seria o fim da vida sedentária. E depois... Meu pensamento foi interrompido por um apito agudo, chato e constante. O ônibus parou. E o barulho, idem.
.
Passam poucos minutos e o motorista avisa que todos devem desembarcar e esperar o próximo ônibus.
.
A Lei de Murphy:
.
Sim, sempre que há alguma chance de algo dar errado, dará errado. "Chama-se murphy!"
.
Pois é... Maldito Murphy!
.
A Espera:
.
É importante que não esqueçamos que o ônibus estava cheio e era um horário de ônibus cheios, então todos os demais também estariam igualmente cheios. Esperar o próximo ônibus significa, então, esperar os próximos ônibus, uma vez que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (ou mais ou menos isso, não lembro mais de física).
.
Entrei no terceiro ônibus. O intervalo entre um e outro é algo entre 5 e 10 minutos. Total do atraso: 30 minutos. Ou seja, tempo gasto para ir à faculdade de carro: 15-20 minutos. Tempo gasto com o transporte público: 40-45 minutos. Tempo total da viagem: mais de uma hora!
.
Salvar o planeta bem que poderia ser mais fácil! Da próxima vez, eu planto uma árvore.

3 comentários:

Mauricio disse...

adorei os seus comentários (ou deveria chamá-los divagações?) em meio ao texto.

fora isso, o que foi aquele "casa comigo"? pra que casar? eu hein!

(meeeeeeeedo: o google comprou o blogger agora tbm??? caracas!)

Mauricio disse...

tem q ter aprovação do comentário? mas q burocracia agora!!! rsrs


aproveita e passa lá no meu blog tbm. acho q vc nao vai gostar muito... mas tá valendo!

obeijoquevocedeu.blogspot.com

Lex disse...

Poutz...

Eu preciso dizer isso.

E só isso...

Sem puxa-saquismo de namorado:

Simplesmente Genial.



me faz lembrar (e isso é sempre bom) de porque eu me apaixonei por você.

Você é foda.